quarta-feira, 1 de agosto de 2012

DIÁLOGO, UMA BASE FAMILIAR

Nossa sociedade está à beira da loucura. As classes sociais estão em choque e todos nós ficamos esperando alguém tomar uma atitude. Mas nada muda, em nenhuma família, em nenhuma cidade, em nenhum lugar...
Esperar que alguém tome esta atitude  tão sonhada, é suficiente? Falar dos outros sem conhecer a realidade do indivíduo é muito fácil.
Conheço a realidade de Paraí e sei que, felizmente, não existe miséria. Sei que não existem mendigos.
Observando realidades diferentes da nossa sociedade, podemos nos questionar: quem são os mendigos? Por que são assim? É muito fácil dar um rótulo aos outros, mas é difícil pensar os motivos que levam a existir um mendigo.
Creio que seja as atitudes da família o principal motivo!
Por quê? Mendigos geralmente são pessoas que perderam tudo o que tinham (dinheiro, auto-estima, família, profissão...) em jogatinas, com drogas ou em outros vícios...
Pais, avós, padrinhos, tios, vizinhos – todos vocês já foram crianças, jovens e agora têm algo em comum: a responsabilidade da educação, do cuidado com a vida de alguém, do sucesso ou fracasso de uma criança que é a semente do futuro.
Não deixem a “vida engolir” seus familiares! Não deixem as drogas acabarem com a vida de quem vocês amam! A droga, não faz somente um dependente, ela faz famílias doentes. A família acaba tornando-se co-dependente. É a mãe que acaba não dormindo enquanto o filho-usuário está na rua; é o pai que vai para o trabalho e só pensa no problema do filho; é o irmão/a irmã que não consegue se concentrar no estudo. Tudo isso, pois um membro da família está usando drogas.
A família pára de viver!
Não deixe que isto aconteça em sua família: converse, reze, brinque, debata, ame, viva com responsabilidade e alegria.
Jamais desista de seu familiar, por maior o problema que  possa existir.
Deixe para quem não quer viver rotular as pessoas. Seja você um exemplo de vida e de acolhida para as crianças e os jovens.


Tomás Guarese
Para: Jornal Elo Regional - Paraí, RS - Ed. 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário