sexta-feira, 27 de maio de 2011

O RESPEITO E A PREGUIÇA

Bem, respeitar requer muito esforço de nossa parte.
Imagine só quanto mais fácil seria se cada um fizesse o que lhe bem entender...
Com certeza seria uma bagunça e além do mais, desumano.
Esperar pelos outros também é sempre muito mais fácil para nós, pois assim não disperdiçamos energia para fazer alguma coisa.

O grande problema é que muitas vezes não respeitmos o próximo - sua particularidade, suas idéias, suas atitudes - e mesmo assim fantasiamos esta pessoa  como um imprestável.
 Mas e então, onde estão os direitos?

Quando outra pessoa faz algo, ela torna-se capaz de nos contrariar e ser melhor, pois terá capacidade argumentativa. Esta nossa preguiça acaba tornando-se uma doença cada vez pior, até o ponto em que seremos tratados como amebas.

Se considerarmos estes dois pontos, temos que refletir umpouco melhor quanto ao nosso pensamento de ajudar o próximo, pois se não o fizermos, alguém fará e esta pessoa sim ganhará o respeito (o mesmo acontece em uma empresa, no futebol, até em jogos virtuais onde o respeito determina o mandante do pedaço ou outras variadas situações).

Mas não se engane, ajudar para obter respeito não é suficiente
É NECESSÁRIO RESPEITAR!!!!!

Se o outro vive na drogadição, respeite a doença e ajude-o, mas não se iluda, ajude até onde a pessoa quiser ser ajudada, a partir deste ponto em diante, ela perde o direito de ter o seu respeito e então a sua atitude não deve ser posta em julgamento, pois ao menos 
VOCE TENTOU!!!

Tomás Guarese

Nenhum comentário:

Postar um comentário