quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CONTRAPONTO



Como é difícil falar sobre algo que não conhecemos, então, você conhece ou já ouviu falar sobre maconha? Ela está a caminho de tornar-se uma droga lícita! Você concorda?
Muito se fala e pouco se sabe. A maconha é uma droga considerada ilícita no Brasil, mas em muitos países é liberada para uso medicinal. No que está em pauta é que esta droga poderá sim ser liberada para ser usada para fins medicinais, mas há possibilidade que seja liberado também a utilização em pequena escala de uso individual.
Buscando opiniões diversas, alguns jovens falam seu ponto de vista quando questionados se são a favor ou contra a liberação e o porque:
“Sou a favor pois não podendo usar, mesmo assim é utilizada e assim não há um controle, mas sou a favor do plantio e consumo próprio e não da comercialização aberta...” (T. 20 anos).
“...Sinto-me com pouco conhecimento sobre o assunto, mas eu sou a favor, pois cada um sabe o que pode usar ou não. Tenho amigos que usam esporadicamente, mas nem por isso incomodam. Por outro lado, fico indecisa quando penso nos que usam e perdem tudo, família, amigos, vida...” (D. 21 anos).
“não sou a favor da liberação, mas sim da descriminação dela. Exemplo, se alguém atirar um tijolo e ferir uma pessoa, não posso culpar o tijolo. Só posso criminalizar a conduta de quem o atirou. Tenho amigos que fumam, também já fumei sei que faz mal...” (D.P. 22 anos)
“Em se tratar de uma droga, é inadmissível, destrói famílias e vidas, mas pensando no lado medicinal, fico em dúvidas”. (J. 21 anos)
Temos muitos outros exemplos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também defendeu publicamente a descriminalização da posse em pequenas quantidades.
Estamos preparados para tomar alguma decisão quanto ao assunto? E se for necessário um plebiscito, quem está preparado para fazer esta escolha?
Estamos mal informados, cheios de dúvidas e a contradição no pensamento predomina os depoimentos. A droga não perdoa, os jovens não estão levando a sério as drogas e a sociedade está apavorada com esta doença tão brutal.
Caro amigo, fica o convite, busque mais informações e tire suas dúvidas. Os meios de comunicação estão disponíveis para estes assuntos também!

Tomás Guarese
Para: Jornal Elo Regional - Paraí, RS - Ed. 09