quinta-feira, 13 de outubro de 2011

OS 12 PRINCÍPIOS

10° PRINCÍPIO: COOPERAÇÃO

    Todo ser humano em seu mais pleno desejo, busca a felicidade. Esta atitude é primitiva a tal ponto de serem criados "contos de fadas" que em todas as versões sem exceção narra a busca da felicidade por um dos personagens, mesmo havendo o mal, quem é do bem sempre vence.
    Contos de fadas são belos e esta igual busca de um objetivo faz com que nos tornemos mocinhos em um mundo bandido.
    De qualquer forma, em ambas as situações, precisa-se de uma ajudinha, seja do destino, seja de familiares, amigos ou de um poder superior.

    Mas e a cooperação, onde entra nisso tudo?

    Bem, é tão simples que acabamos não percebendo. Toda a vez que alguém se dispõe a pedir ajuda, abre-se a alguém que esteja disposto a cooperar com o assunto proposto. Toda vez que a mocinha pede um conselho a sua mãe, ela se dispõe a ouvir a palavra de alguém. Nesta mesma situação, a mãe auxiliando no problema, ela encontra um tempinho para cooperar com a dúvida de sua filha.
    Mas cooperar não é somente disponibilizar se á... mas é também entender e colocar a mão na massa juntos.
    Um casal a partir do momento em que decide viver juntos, abre-se a uma situação de aceitar e ajudar a proposta do cônjuge. Em todas as situações, os dois devem chegar a um denominador para que qualquer ato seja de fato completado. ISTO É COOPERAÇÃO.

     E qual o papel da cooperação na dependência?

    A doença chamada de dependência química é por base adquirida através da busca de um limite. Sem limites, a criança faz o que bem entender, assim, chega a certo ponto de sua vida que ela não consegue mais encontrar um limite para si, então a droga faz o seu papel de limitar a pessoa ao seu uso de certa quantia. Ninguém passa desta quantia, a única coisa é que esta quantia vai aumentando cada vez mais que o limite for atingido.
    Cooperar é também colaborar, contribuir, auxiliar, e é exatamente o que a criança deve fazer em casa, nos afazeres domésticos. Desta forma, ela vai encontrar o seu limite ao perceber que pode melhorar o serviço que faz par que a casa fique mais bonita. Também é válido pelo fato de ter um compromisso a ser realizado pelo bem de outros.

   Estes são apenas alguns exemplos de como é simples e básico este princípio ser posto em prática.

Tomás Guarese
Careta-antidrogas